segunda-feira, 12 de março de 2012

CHANGING LANES

Michell, R. Changing Lanes (Fora de Controle, 2002) EUA, duração 99min, ficção



RESENHA: Filme CHANGING LANES (FORA DE CONTROLE)



A resenha aqui apresentada é sobre o Filme “Fora de Controle” com o propósito de informar, trazer questões centrais do filme.
O filme “Changing Lanes (Fora de Controle)” foi dirigido por Roger Michell, nascido em Pretória, África do Sul, estudou na Universidade de Cambridge. Após se formar em 1977 trabalhou como assistente de direção dos dramaturgos John Osborne e irlandês Samuel Beckett. Em 1993, dirigiu a adaptação aclamada minissérie da BBC de Hanif Kureishi e o romance autobiográfico The Buddha of Suburbia. Seguiu-se com o filme da BBC Persuasion em 1995, no mesmo ano lançou-se nos cinemas dos Estados Unidos. Roger Michell então dirigiu Minha Noite com Reg (1997), Cidade do Titanic (1998), Notting Hill(1999) e tambem Changing Lanes - Fora de Controle(2002) o filme tratado em questão.
Fora de Controle expressa o confronto da realidade entre duas pessoas o advogado Gavin Banek interpretado pelo ator (Ben Affleck) e civil Doyle Gipson interpretado pelo ator (Samuel L. Jackson), mostrando a reação e revelação da transparência de personalidade pressionados pelo jogo de interesse. O conteúdo possibilita várias reflexões importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos que assistem.
Dentre as discussões possíveis e bastante presente ao decorrer do filme está a ética, com suas diversas abordagem acerca do comportamento humano, com ênfase nos valores dignidade, honestidade, responsabilidade, ressaltando esses aspectos como prioridades no equilíbrio da dosagem da ambição na vida cotidiana. O exemplo apresentado no filme é tentativa de resolução dos problemas a todo custo, não importando se para isso é utilizado meios lícitos ou ilícitos, indo mais além, não havendo preocupação se pode provocar perdas e prejuízos a outras pessoas.
O filme também permite uma reflexão acerca do valor da família, além de promover uma análise sobre a sociedade capitalista e seus mecanismos de ascensão econômica e social.
E ainda podemos identificar no filme alguns problemas de grande extensão que muitas vezes passa despercebido, mas que pode trazer situações desastrosas para o individuo: o alcoolismo, que envolve tanto a dependência do álcool em si quanto à discriminação presente na doença, vivenciado pelo personagem Doyle Gipson que sofre as consequências no decorrer da trama. Também o racismo, exposto no longa-metragem enfrentado pelo protagonista Samuel L. Jackson que desencadeou em muitas das respostas violentas contidas no filme.
O Changing Lanes (Fora de Controle) nos traz diversas situações que o transforma em uma obra cinematográfica repleta de reflexões sobre aspectos atuais e polêmicos proporcionando questionamentos sobre nossos posicionamentos éticos, valores familiares e profissionais. A análise dos problemas sociais permitem o desenvolvimento humano , com importância relevante para quem realmente deseja realizar sua vocação de forma a favorecer os princípios éticos tanto em relação a aspectos profissionais como em relações pessoais. É um filme que merece ser assistido e indicado para aqueles que gostam ou querem avaliar questões centrais sobre crescimento harmonioso da vida em sociedade.
Texto resenhado por Antônio Sérgio Figueiredo Junior, discente da disciplina Português Instrumental, acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário