segunda-feira, 12 de março de 2012

Ética

Fora de Controle (Diretor Roger Mitchell). Filme. 2002 EUA, duração 99min, ficção.


KANITZ, S. Ética e Ambição. Disponível em: www.blog.kanitz.com.br/artigos.html. Acesso em 19 de Fevereiro de 2012.


RIBEIRO,J.A.P. A Conduta Ética do Contador. Revista FARN. Natal, v. 2, p. 65 - 75 , jan./jun.2002. Disponível em: www.revistafarn.inf.br/revistafarn/index.php/revistafarn/article. Acesso em : 19 de Fevereiro de 2012.

Silva, S.C.Charge de O Regional. Disponivel em: http://www.catanduvaemdia.com/index20070731.htm, Acesso em: 01/03/2012.


 
                                                        Resenha Temática: “Ética”

Para qualquer desenvolvimento profissional e pessoal adequado é necessário o conhecimento e a aplicação dos preceitos éticos, diante disso surgiu a escolha do tema em questão com a finalidade de conhecer interpretações sobre a temática em distintas maneiras de comunicação.

Foram trabalhados quatro gêneros textuais nessa resenha, contendo dois artigos científicos um escrito por Stephen Charles Kanitz, titulado: “ Ética e Ambição”e o outro artigo foi escrito por Jorge A. P. Ribeiro cujo título é “A Conduta Ética do Contador”, contendo também o filme “Changing Lanes (Fora de Controle)” dirigido por Roger Michell e a Charge sobre o tema “Ética” desenhado por Sérgio Cezar da Silva (Sizar).

Stephen Charles Kanitz é um consultor de empresas, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Foi um dos precursores de análise de risco e crédito com o artigo "Como Prever Falências" e criou a edição anual “Melhores e Maiores”, artigos publicados na revista Exame e contribui para disseminar a Responsabilidade Social das Empresas.

Jorge A. P. Ribeiro é advogado em Natal – Rio Grande do Norte, professor da FARN e auditor-fiscal da Receita Federal aposentado. Publicou os artigos: O Papel do Direito na Contabilidade, Noções do Direito Constitucional e O Código de Ética do Profissional de Contabilidade.

Roger Michell, nascido em Pretória, África do Sul, estudou na Universidade de Cambridge. Após se formar em 1977 trabalhou como assistente de direção dos dramaturgos John Osborne e irlandês Samuel Beckett. Seguiu-se com o filme da BBC Persuasion em 1995, no mesmo ano lançou-se nos cinemas dos Estados Unidos. Roger Michell então dirigiu Minha Noite com Reg (1997), Cidade do Titanic (1998), Notting Hill(1999) e tambem Changing Lanes - Fora de Controle(2002) o filme tratado em questão.

Sérgio Cezar da Silva (Sizar) artista plático, projetista, chargista, caricaturista e enxadrista. Nascido em São José do Rio Preto, São Paulo.

Stephen Kanitz descreve em seu artigo “ Ética e Ambição” o que significa essas duas palavras com a utilização de exemplos simples e suas inter-relações na vida do ser humano. Desta forma o autor refere que a Ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição, coisa que não se deve fazer para alcançar ou realizar seu objetivo, por exemplo, mentir, roubar ou “pisar” nos outros. Ele questiona que a Ética deveria estar mais presente na vida das pessoas, na educação diária de nossos filhos, que as escolas , como uma extensão de conhecimento de nossas casas, deveriam ensinar mais e corretamente sobre Ética as crianças e aos jovens. Para o autor a Ética faz papel importante na questão de escolha das nossas ambições e o problema ocorre quando o sujeito prioriza a ambição de tal forma a transgredir a Ética.

Outro gênero textual sobre a temática é o filme que pode trazer discussões riquíssimas sobre a questão ética. No filme “Fora de Controle”(Changing Lanes) é possível identificar uma reflexão das questões envolvendo as prioridades, os valores, a ambição e seus limites. Exemplo disso é a tentativa de resolução dos problemas a todo custo, independente do meio utilizado para atingir esse objetivo, onde o que só importava era o resultado favorável ao desejado sem haver a preocupação se poderia provocar perdas e prejuízos a outras pessoas.

Para Jorge Ribeiro a ética impõe normas que exigem seu cumprimento, pena de sanções mediante censura ou até multa, a moral, assim pode ser dito que a ética é uma ciência normativa dos comportamentos humanos que determina a regra a ser seguida. A ética impõe, manda, exige, coage, ainda que não tenha a força do direito para estabelecer sanção maior que uma censura.

Já a charge possui temática central no dito popular “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão” atribuindo uma analogia que o político é companheiro do ladrão que o rouba. Com isso nos levanta uma questão sobre a aplicação da ética no meio da política. Diante de tantos indícios de corrupção nos últimos anos, deixando o povo brasileiro à questiona sobre a legitimidade dos membros que representa-os nesta nação, no qual se torna cada vez mais difícil acreditar nos legislativos do nosso país, distanciando a consciência política dos cidadãos brasileiros.

Pode-se perceber que a questão ética esta presente em todos os aspectos da vida de um individuo, apesar de ser mais estudada em cursos acadêmicos, dando ênfase a cada profissão deveria ser mais explorada na educação desde a fase da infância, visto que o individuo ter que ser ético é atingir seus objetivos levando em conta os limites que devem ter afim de não prejudicar ao outro e atingir a sociedade. É uma temática que é tratada em todos os veículos de informação, como: televisões, cinema, revistas, livros, legislações, artigos, se fazendo um tema sempre atual e de extrema relevância ao desenvolvimento individual.

Texto resenhado por Antônio Sérgio Figueiredo Junior, discente da disciplina Português Instrumental, acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário